segunda-feira, maio 16, 2011

VANTAGENS E DESVANTAGENS!!

Bom dia amigos do Banco Paju prosperidade para todos nesta segunda feira de sucesso.

Nosso assunto hoje é sobre meio ambiente e a escolha do melhor tipo de fogão para se cozinhar com sustentabilidade.

O artigo é da equipe da redação do site B. Bel Um Estilo de Vida, com texto de BBel Ferreira, mostrando-nos as vantagens e desvantagens das duas opções de fogões elétrico ou a gás.

A busca pelo melhor aproveitamento da energia usada por aparelhos eletrodomésticos tornou-se obrigatória na indústria do setor.

Porém, com a evidente crise de energia elétrica no Brasil devemos pensar o que podemos fazer pelo meio ambiente dentro de nossa casa.

Na cozinha, por exemplo, o que é melhor para o meio ambiente:

fogão a gás ou elétrico?

O fogão elétrico é mais fácil de limpar entretanto, possui a desvantagem de demorar mais para esquentar e esfriar sua superfície.

Esse processo de aquecer e esfriar a superfície sobre a qual serão colocadas as panelas pode fazer com que alguns modelos de fogões elétricos gastem cerca de 40% mais energia que os fogões a gás.

Em relação aos fornos elétricos, produzem um calor mais seco, um pouco diferente do calor produzido pelos fornos a gás, entretanto, não há consenso entre especialistas da culinária sobre qual seria o melhor na hora de assar.

Os fornos mais econômicos são os fornos micro-ondas, que fazem menos mal ao meio ambiente - ainda que não sejam satisfatórios para assar alguns tipos de alimentos, sempre que se for apenas aquecer utilize o forno micro-ondas.

Uma vantagem do fogão a gás é o controle da chama. Para quem adora cozinhar, essa característica é muito importante, pois permite ao cozinheiro dar mais precisão a tarefas como dourar e grelhar seus alimentos. Nesse sentido o calor é mais bem aproveitado do que no fogão elétrico.

Os novos modelos de fogão a gás têm acendedores elétricos que acabam ajudando a poupar aquele gás que se perdia enquanto procurava-se o isqueiro ou o acendedor.

Fogão elétrico

Os fogões elétricos que possuem mecanismo de indução magnética são os mais econômicos quanto ao consumo de energia do mercado.

A indução magnética faz com que as panelas tenham papel importante no cozimento dos alimentos. A desvantagem é que o "truque" só funciona com alguns tipos de panelas como as feitas de aço, ferro fundido e algumas panelas de aço inoxidável.

Esse tipo de fogão também esfria mais rápido que os modelos convencionais de fogões elétricos.

Embora sejam mais modernos, eficientes e econômicos, os fogões elétricos com indução magnética ainda têm um preço alto.

Na hora de decidir qual fogão comprar, elétrico ou gás, além das dicas citadas, leve em conta informações do seu dia a dia na cozinha: se você cozinha muito, se vai usar mais o forno, os tipos de alimentos que gosta de preparar, para que use a energia de forma consciente.

O desperdício é o grande inimigo do meio ambiente..

Abraços para todos com muito carinho e consciência.

Banco Paju

Por

Eudasio Alves

Nenhum comentário: